Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Compartilhe este post

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O que é
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

Quem pode participar
Ensino Fundamental:
a) Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 2º e 3º anos.
b) Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 4º e 5º anos.
c) Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 6º a 9º anos.

Ensino Médio e Pré-vestibular:
d) Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série do ensino médio ou pré-vestibular não matriculados em instituição de ensino superior.

Objetivos
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Como participar
A participação dos alunos é obrigatória do 3º ao 5º anos do ensino fundamental. Para os outros alunos, a participação é voluntária e nesse caso, você deverá se inscrever no link (inscrições) acima, com o seu número de matrícula até a data 14 de maio de 2019.

O que estudar
Leia no regulamento, os conteúdos que serão cobrados no seu nível e faça simulado no link .

Prêmios
Ensinos Fundamental e Médio:
Ao final da OBA, todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. E os primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pelo seu professor de física ou de ciências. Além disso, o aluno que conquistar medalha de ouro receberá mais 3 pontos extras, medalha de prata mais 2 pontos extras, e medalha de bronze mais 1 ponto extra na disciplina de Física.

Fique conectado

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do que está rolando no Darwin.