Em julho deste ano, os alunos do Darwin Colatina e do Darwin Linhares participaram de uma experiência extraordinária: estudar na Inglaterra!
A viagem foi uma parceria entre o Darwin e a Agência Life, especializada em intercâmbio escolar, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a imersão cultural e linguística na Língua Inglesa.
Os estudantes viajaram no dia 16 e iniciaram o tour por Paris. Visitaram o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, a Champs Elissés, a Euro Disney e puderam vivenciar o dia a dia dos parisienses.
No dia 19 do mesmo mês, seguiram para a Inglaterra pelo Canal da Mancha com direito a passar pela Normandia e relembrar um dos grandes momentos da história da humanidade. Já no Reino Unido, os alunos se apresentaram à Stanborough School para iniciar as atividades escolares.
A Stanborough School está localizada no Stanborough Park na cidade de Watford, um parque de mais de 16 hectares, a 30 minutos da cidade de Londres. Desde 1919, a escola tem oferecido cursos de línguas para estudantes de cerca de 40 países e se tornou referência para estrangeiros na Inglaterra. Com quase 100 anos de experiência, a Stanborough School é a escola mais internacional do Reino Unido, ganhou amplo conhecimento e técnicas de ensino excepcionais. Hoje, é membro da Independent Schools Association (ISA) e é um dos Centros de Exame da Universidade de Cambridge.
O programa de intercâmbio contemplou aulas, palestras, atividades musicais e esportivas de integração nas dependências da escola e atividades de imersão na cultura inglesa.
As atividades pedagógico-linguísticas se concentraram em dias específicos em que os alunos passavam todo o dia na Stanborough School, em sistema integral, permitindo a cada participantes saber como funciona uma escola secundária na Inglaterra. Além dessa experiência, os alunos visitaram uma universidade, a Newbold College, e aprenderam um pouco do sistema de funcionamento do ensino superior no Reino Unido.
Além do intercâmbio linguístico, os alunos desfrutaram das belezas e curiosidades da Terra da Rainha, visitando o Castelo de Windsor, a London Eye, a Trafalgar Square, o Palácio do Parlamento com o famoso Big Ben, a Abadia de Westminster e o Palácio Buckingham.
As atividades culturais se estenderam. Os alunos navegaram pelo "mais nobre rio da Europa", o Tamisa, e apreciaram os monumentos que o cercam. Visitaram também o Museu Britânico, o Museu de Cera de Madame Tussauds e experimentaram como é viver em Londres, uma cidade cosmopolita, que abriga e convive com tanta diversidade.
No dia 28 de julho, foi realizada a entrega dos certificados aos participantes, encerrando as atividades pedagógicas do programa. Antes do retorno, os alunos foram surpreendidos com o "Thorp Park" e, para os corajosos, a experiência de se divertir na maior montanha-russa da Europa.
No dia 30 de julho, na volta para casa, com alegria e muita saudade, os estudantes do Darwin trouxeram uma bagagem especial, única e que ficará para sempre, o conhecimento.